"O corpo tem seu próprio modo de saber, um conhecimentoque tem pouco a ver com lógica, e muito a ver com verdade; pouco a ver com controle, e muito a ver com aceitação, pouco a ver com divisão e análise e muito a ver com união." (Marilyn Sewell)

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

O que fazer quando...

Alguém desmaia:

1-Deita a vítima e levanta-lhe e apoia-lhe as pernas.

2-Certifica-te de que o local está bem arejado.

3-Tranquiliza-a com palavras e ajuda-a a sentar-se a pouco e pouco.


Alguém estiver a sufocar:

1-Põe-te de pé por trás da vítima, fecha uma mão em punho e posiciona-a abaixo do esterno dela.

2-Agarra depois o punho com a outra mão e faz pressão no peito por cinco vezes com um empurrão forte para dentro e para cima, de três em três segundos.

3-Repete esta técnica até a vítima expelir o que lhe obstrui a garganta.Este procedimento designa-se Manobra de Heimlich.


Sangrares do nariz:

1-Expele o sangue todo mediante uma boa assoadela, tosse ou fungadela.

2-Respira pela boca e tapa o nariz comprimindo-o entre os dedos.

3-Mantêm-no fechado durante dez minutos.NÃO tussas, não cuspas nem espreites para ver se já parou.

4-Usa um lenço de papel limpo para eliminar o sangue.

5-Não arranques a crosta, senão começa outra vez.



Informação adaptada de:

MACDONALD, Guy - O Teu Incrível Corpo - Texto Editores, 2009

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Porquê?

Porque rimos?

O riso constitui uma forma de descontrairmos a tensão quando achamos graça a qualquer coisa. Os músculos do rosto levantam as comissuras dos lábios e o músculo respiratório, o diafragma, empurra o ar através da laringe.


Porque choro?

Um bom choro prolongado representa outra forma de descontrair a tensão. Uma glândula lacrimogénea em cada olho produz água mal o cérebro ordene : "Abre a torneira!". As lágrimas também ajudam a eliminar o pó ou as pestanas dos olhos.


Porque é que a minha barriga produz ruídos surdos?

Os rugidos e o gorgolejar da tua barriga podem parecer engraçados. Ocorrem quando tens a barriga sem comida e os seus músculos agitam os gases e os sucos lá dentro existentes.


Porque tenho sede?

O teu corpo contém água, que estás sempre a perder quando transpiras ou vais ao lavabo. O facto de teres sede significa que o teu cérebro te está a prevenir de que chegou a altura de repores essa água perdida.

Porque tenho soluços?

O soluços podem ocorrer se comeres ou beberes muito depressa . Trata-se de curtas e súbitas arfadas causadas por movimentos do diafragma para cima e para baixo, mais bruscos do que abitualmente.


Porque tenho sardas?

Tens na tua pele um colorido castanho-escuro chamado melanina. As sardas aparecem nos pontos em que há manchas de melanina.


Porque é que as pessoas têm diferentes cores de pele?

A cor da pele de uma pessoa depende muito da quantidade de melanina existente na epiderme (a camada superior da pele). Quanto mais melanina, mais escura é a cor da pele. Se a tua pele apresentar uma tonalidade amarela, tens um pigmento chamado carotina.


Porque não dói quando corto o cabelo?

O cabelo nada mais tem do que células mortas. Não sentes qualquer dor quando te cortam essas células mortas, embora te doa se te puxarem por elas desde a raiz, que está viva.

Porque tenho unhas?

As unhas são feitas de ceratina. Essa cobertura dura protege as cabeças dos dedos e proporciona um apoio extra aos ossos quando fazes coisas como escrever.

Informação adaptada de:

MARTIN, Terry - Porquê? - Civilização Editora, 1996