O sistema circulatório é formado por um conjunto de orgãos que têm como função realizar a circulação do sangue por todo o corpo. Este é composto pelo coração e pelos vasos sanguíneos.
O coração, principal orgão do sistema, funciona como uma bomba. É constituído pelo miocárdio, um poderoso músculo que bombeia o sangue que se encontra no coração, por 4 cavidades (dois ventrículos e duas aurículas) e por 4 válvulas, que impedem que o sangue retroceda.
Cada ciclo cardíaco é caracterizado por sucessivas contracções das aurículas e dos ventrículos (sístole), que impulsionam o sangue para os respectivos vasos, seguindo-se do repouso do coração (diástole), entrando assim o sangue nas cavidades para ser bombeado para o resto do corpo.- a grande circulação ou circulação sistémica;
- a pequena circulação ou circulação pulmonar.
Na grande circulação, o sangue arterial sai do ventrículo esquerdo transportado pela artéria aorta que o leva a todo o corpo, daí chamar-se grande circulação. Nas células, passa a sangue venoso voltando ao coração transportado pelas veias cavas que se abrem na aurícula direita.
Por outro lado, na pequena circulação, o sangue venoso sai do ventrículo direito pela artéria pulmonar que o leva aos pulmões onde se dá a hematose pulmonar. Já como sangue arterial volta ao coração transportado pelas veias pulmonares que se abrem na aurícula esquerda.
Uma vez que é um sistema muito importante para a nossa sobrevivência, temos que cuidar dele e ter atenção em diversos factores, tais como:
- fazer exercício físico;
- ter uma alimentação equilibrada;
- controlar a tensão arterial;
- não permanecer muito tempo de pé;
- controlar as infecções;
- não fumar;
- ...
Informação adaptada de:
Sem comentários:
Enviar um comentário