Porque rimos?
O riso constitui uma forma de descontrairmos a tensão quando achamos graça a qualquer coisa. Os músculos do rosto levantam as comissuras dos lábios e o músculo respiratório, o diafragma, empurra o ar através da laringe.
Porque choro?
Um bom choro prolongado representa outra forma de descontrair a tensão. Uma glândula lacrimogénea em cada olho produz água mal o cérebro ordene : "Abre a torneira!". As lágrimas também ajudam a eliminar o pó ou as pestanas dos olhos.
Porque é que a minha barriga produz ruídos surdos?
Os rugidos e o gorgolejar da tua barriga podem parecer engraçados. Ocorrem quando tens a barriga sem comida e os seus músculos agitam os gases e os sucos lá dentro existentes.
Porque tenho sede?
O teu corpo contém água, que estás sempre a perder quando transpiras ou vais ao lavabo. O facto de teres sede significa que o teu cérebro te está a prevenir de que chegou a altura de repores essa água perdida.
Porque tenho soluços?
O soluços podem ocorrer se comeres ou beberes muito depressa . Trata-se de curtas e súbitas arfadas causadas por movimentos do diafragma para cima e para baixo, mais bruscos do que abitualmente.
Porque tenho sardas?
Tens na tua pele um colorido castanho-escuro chamado melanina. As sardas aparecem nos pontos em que há manchas de melanina.
Porque é que as pessoas têm diferentes cores de pele?
A cor da pele de uma pessoa depende muito da quantidade de melanina existente na epiderme (a camada superior da pele). Quanto mais melanina, mais escura é a cor da pele. Se a tua pele apresentar uma tonalidade amarela, tens um pigmento chamado carotina.
Porque não dói quando corto o cabelo?
O cabelo nada mais tem do que células mortas. Não sentes qualquer dor quando te cortam essas células mortas, embora te doa se te puxarem por elas desde a raiz, que está viva.
Porque tenho unhas?
As unhas são feitas de ceratina. Essa cobertura dura protege as cabeças dos dedos e proporciona um apoio extra aos ossos quando fazes coisas como escrever.
Informação adaptada de:
MARTIN, Terry - Porquê? - Civilização Editora, 1996
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
OLA!
ResponderEliminarEstivemos a dar uma espreitadela no vosso blog e agradou-nos!
Já deu para perceber que sabeis escolher informação bastante interessante! :-)
Fazeis bem em insidir nas curiosidades .. é o que normalmente atrai as pessoas e são coisas que geralmente se desconhecem.
CONTINUEM COM O BOM TRABALHO!
FIQUEM BEM" :-)